FILIE-SE

NOTÍCIAS

domingo, 11 de dezembro de 2011

Plenária do FNDC aprova campanha por marco regulatório e elege nova coordenação por unanimidade

Depois de intensos debates em torno da conjuntura política da luta pela democratização da comunicação, da afirmação de que é preciso unir o movimento social com uma ampla campanha por um novo marco regulatório para as comunicações, a XVI plenária do FNDC elegeu por unanimidade sua nova Coordenação-Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal.

O Conselho Deliberativo passou a contar com 21 representações de entidades e comitês estaduais. A coordenação executiva também foi ampliada, refletindo o debate que apontava a necessidade de fortalecer o FNDC: passou de seis para nove entidades. Para Renata Mielli, secretária geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, “a dimensão da luta pelo direito à comunicação, que tem neste momento como principal bandeira a campanha por um novo marco regulatório para as comunicações, exige que o Fórum seja mais forte, que existam mais comitês regionais para dar mais capilaridade à nossa luta, que mais entidades venham para o FNDC. Precisamos de um Conselho Deliberativo que reflita a diversidade do movimento e uma Coordenação Executiva com mais capacidade de ação. Atualmente contava com a representação de 6 entidades. Mas isso era pouco diante dos enormes desafios e das muitas tarefas que estão colocadas para nós. Além disso, a ampliação para 9 entidades também reflete o crescimento do Fórum, e isso é muito positivo”.

As entidades eleitas para a Executiva do FNDC foram a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão e Televisão (Fitert), Barão de Itararé, Intervozes, Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Associação Nacional de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Aneat) e Fittel (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações.

A Coordenadoria-Geral também tem um novo nome. Rosane Bertotti, Secretária Nacional de Comunicação da CUT assume o cargo para a gestão do próximo biênio. “Agregar mais entidades para a direção do FNDC é ampliar a luta. Se houver hegemonia de uma ou outra, o Fórum perde sua característica de aglutinador dos atores que lutam pela democratização da comunicação”, afirmou Bertotti durante a Plenária.

A votação pelo aumento do número de entidades participantes da Comissão-Executiva (28 votos contra 8) confirmou a tese de que o FNDC tem um papel fundamental nas lutas do campo da comunicação e precisa ampliar seu quadro. Orlando Guilhon, da Arpub, defendeu que “absorver gente nova é garantir a unidade e fortalecer o FNDC”. O principal desafio do Fórum – agora mais substancioso e energizado – é articular o movimento social e a sociedade civil para uma campanha forte pela regulamentação da comunicação, conforme decidido na Plenária.

Veja como ficou a composição da Coordenação Executiva do FNDC para o biênio 2011-2013

Coordenação Geral – Ronase Bertoti – CUT
Secretaria Geral – Roseli Goffman – CFP
Secretaria de Administração e Finanças – Marco Antonio Ribeiro – Fitert
Secretaria de Comunicação – Renata Mielli – Barão de Itararé
Secretaria de Mobilização e Organização José Luiz do Nascimento Sóter – Abraço
Secretaria de Políticas Públicas – João Brant, do Coletivo Intervozes / Orlando Guilhon Arpub / Edson Pedro de Lima, Fittel / Berenice Mendes, Aneate

Nenhum comentário:

Postar um comentário